quarta-feira, 10 de abril de 2013

Saúde na Escola: prevenção da hanseníase e verminose

 Escola Cleufa participa de campanha nacional de saúde durante esta semana

Nesta semana o setor de combate a hanseníase e verminose  iniciou em nossa escola juntamente com os professores e toda a equipe escolar o levantamento  e início da campanha de combate à hanseníase e verminoses nas escolas. De acordo com o enfermeiro responsável pelo setor, Pedro Henrique Siqueira, a campanha será realizada em nível nacional  se estendendo até sexta-feira (22). Em Sinop a previsão é que 17 mil estudantes de 45 unidades das redes municipal e estadual entre 5 a 14 anos passem pela avaliação. “Iniciamos hoje pela manhã o levantamento nas escolas. Dividimos a cidade em áreas, agora cada enfermeiro responsável dentro de sua região de cobertura vai até a unidade e verifica quantos estudantes são para que possamos calcular o tempo necessário em cada unidade e realizar a programação da triagem”, explica.

segunda-feira, 8 de abril de 2013



Estimulando uma alimentação saudável 
entre os alunos
A escola é um meio que contribui para a formação da pessoa, 
e por isso ela tem o importante papel de conscientizar 
seus alunos para uma alimentação saudável.




         Uma alimentação saudável é essencial em todas as fases de nossa vida, mas em cada uma delas a alimentação tem uma importância diferente. Quando somos crianças, nossa alimentação é voltada para o crescimento de nossos ossos, pele, músculos e órgãos. Nessa fase brincamos, pulamos, aprendemos a ler e a escrever, entre várias outras coisas, por isso uma alimentação balanceada é imprescindível, pois precisamos de energia necessária para todas essas atividades. É também nessa época da vida que formamos nossos hábitos alimentares, ou seja, que “aprendemos” a gostar ou não de certos alimentos.
       A escola tem extrema importância na formação dos hábitos alimentares de seus alunos, procurando despertar o gosto pela alimentação saudável, a Escola Estadual Cleufa Hubner, após o trabalho da Professora de Educação Física Saane Rodrigues Soares em identificar o IMC dos alunos, voltou sua atenção para orientação e esclarecimento sobre este tema trabalhando de forma diferenciada em todas as áreas do conhecimento. A Professora de Arte Lucicléia Neves de Souza confeccionou junto com os alunos um painel sobre Alimentação Saudável.

 


segunda-feira, 1 de abril de 2013

Trabalhando o Solo em Sala de Aula

Aulas concretas e dinâmicas esse é o objetivo da prática da semana em turmas de 3º Fase do 2º Ciclo na Escola Cleufa
Com o objetivo de trazer realidade às aulas e torná-las mais concretas e dinâmicas, os professores e alunos vêm utilizando-se das maquetes em sala de aula. Na experiência desta semana, durante as aulas de Ciências em turmas de 3º fase do 2º Ciclo a professora Eliane Bonatti oportunizou pesquisa, vídeos e experiências que aguçaram a criatividade da turminha.


A prática se deu ao desenvolver o tema Solo como conteúdo curricular nestas turmas, e pensando em melhor explorar a temática os estudantes se dispuseram a desenvolver maquetes que exemplificassem os vulcões como fenômenos naturais responsáveis pelo lançamento de material magmático, cinzas e gases oriundos do interior da terra para a superfície. Segundo a estudante Izabel de Souza Queiroz: "a maquete conta com a chaminé vulcânica, vegetação e a fauna exemplificada pelo animais como os dinossauros. Na chaminé vulcânica, realizámos a experiência da reação química do vinagre, bicarbonato de sódio e corante alimentar vermelho, servindo para mostrar a erupção do vulcão e a formação da lava vulcânica. Foi muito legal realizar essa atividade!"