segunda-feira, 25 de junho de 2012

10º Encontro Sala de Educador

 Estudar e discutir sobre as Orientações Curriculares na Escola Organizada em Ciclos de Formação Humana foi o tema do 10º Encontro Sala de Educador


      Ø Acolhida do grupo pela coordenadora;
Ø Leitura Compartilhada: Cada dia é único;
Ø Leitura do registro do encontro anterior: ProfªZilete;
Ø Escolha do relator do décimo encontro;
Ø Avaliação da aprendizagem no primeiro semestre.

                                      Para refletir:
“É fundamental diminuir a distância entre o que se diz e o que se faz, de tal maneira que num dado momento a tua fala seja a tua prática.”
                                      Paulo Freire

segunda-feira, 18 de junho de 2012

9º Encontro Sala de Educador

 Estudar as Orientações Curriculares por Área de Conhecimento esse foi o tema do 9º Encontro Sala de Educador

 

Ø  Acolhida do grupo pela coordenadora;

Ø  Leitura Compartilhada: “A Semana é...”

Ø  Leitura do registro do encontro anterior: Profª. Vanessa

Ø  Escolha do relator do 9º encontro;

Ø  Exibição do vídeo: Avaliação

 

 

 

 

Para refletir:

“Olhar, ver mas também reparar porque se pode olhar sem ver e pode-se estar a ver e a não reparar”  José Saramago

terça-feira, 5 de junho de 2012

Origem da Festa Junina

Existem duas explicações para o termo festa junina. A primeira explica que surgiu em função das festividades ocorrem durante o mês de junho. Outra versão diz que está festa tem origem em países católicos da Europa e, portanto, seriam em homenagem a São João. No princípio, a festa era chamada de Joanina.
De acordo com historiadores, esta festividade foi trazida para o Brasil pelos portugueses, ainda durante o período colonial (época em que o Brasil foi colonizado e governado por Portugal).
 Nesta época, havia uma grande influência de elementos culturais portugueses, chineses, espanhóis e franceses. Da França veio a dança marcada, característica típica das danças nobres e que, no Brasil, influenciou muito as típicas quadrilhas. Já a tradição de soltar fogos de artifício veio da China, região de onde teria surgido a manipulação da pólvora para a fabricação de fogos. Da península Ibérica teria vindo a dança de fitas, muito comum em Portugal e na Espanha.  
Todos estes elementos culturais foram, com o passar do tempo, misturando-se aos aspectos culturais dos brasileiros (indígenas, afro-brasileiros e imigrantes europeus) nas diversas regiões do país, tomando características particulares em cada uma delas.   Mais informações clique aqui:

8ª Olimpíada Brasileira de matemática das escolas Públicas.Nós participamos!!


8º Olimpíada Brasileira de Matemática acontece nesta terça-feira e conta com a participação dos nossos estudantes 


Imagem Ilustrativa


Aconteceu hoje, dia 5 de junho a 1ª Fase da 8ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), na escola Cleufa Hübner. Este projeto tem como objetivo estimular o estudo da matemática e revelar taletos na área.
Iniciada em 2005, a OBMEP vem crescendo a cada ano e buscando criar um ambiente estimulante para o estudo da Matemática entre alunos e professores de todo o país. Em 2011, cerca de 18,7 milhões de alunos se inscreveram na competição e mais de 98% dos municípios brasileiros estiveram representados.
Os sucessivos recordes de participação fazem da OBMEP a maior Olimpíada de Matemática do mundo. Clique aqui e veja mais informações. 

Educação por Competências, Gestão em Sala de Aula e Avaliação. Como desenvolvê-las na escola?

Sala de Educador desta segunda-feira discuti educação por competências, Gestão em sala de aula e avaliação.

Imagem Ilustrativa
Nenhum projeto educativo é completo sem incorporar a sua filosofia a formação integral do aluno. Avaliação, desenvolvimento de competências, projeto político-pedagógico, gestão da sala de aula – todas as dimensões da escola devem estar inevitavelmente articuladas para assegurar aos estudantes uma Educação completa, harmonizando a aprendizagem e os princípios humanistas da participação, da justiça, do respeito humano e da cidadania. Para discutir estas questões, a sala de educador promoveu nesta segunda-feira, 4 de junho, o 8º encontro sala de educador, com tema: Habilidades e Competências na Escola Organizada em Ciclos de Formação Humana, que contou com a exibição e discussão da série: Gestor Escolar Fundamentos, que apresenta as reflexões de especialistas no assunto, os pesquisadores Nilson Machado Celso Vasconcellos e Cipriano Luckesi. Clique aqui e acesse mais informações.

segunda-feira, 4 de junho de 2012

8º Encontro Sala de Educador

Estudar e discutir sobre as Habilidades e Competências na Escola Organizada em Ciclos de Formação Humana esse foi o tema do 8º Encontro Sala de Educador desta segunda-feira

Ø  Acolhida do grupo pela coordenadora;
Ø  Leitura Compartilhada: Seja Sempre Muito Feliz
Ø  Leitura do registro do encontro anterior: Profª Maria Aparecida;
Ø  Escolha do relator do oitavo encontro;
Ø  Exibição de vídeos: Gestão da Sala de Aula; Avaliação e Educação por Competências.

Para refletir:
“Pensar é mais interessante do que saber, mas menos interessante que olhar”. Goethe

sexta-feira, 1 de junho de 2012

8ª Olimpíada de Matemática da Unemat

Alunos da escola Cleufa participam da primeira fase da 8ª Olimpíada de Matemática da UNEMAT, Campus de Sinop-MT
Imagem
Ilustrativa
Nesta sexta-feira (01), acontece na escola a primeira fase da 8ª Olimpíada de Matemática da UNEMAT. Este evento é resultado de um projeto de extensão organizado pelo campus de Sinop. O projeto atua em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e objetiva destacar jovens talentos em matemática e mapear realidades do ensino da disciplina em Sinop. A escola parabeniza professores pelo trabalho e estudantes classificados para a segunda fase. Veja os classificados para a segunda fase: