segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Projeto Sala de Articulação

   Com o objetivo de oferecer aos estudantes com dificuldades no processo de aprendizagem atividades diversificadas que minimize o fracasso escolar, como também valorizarem e contemplem a auto-estima. A escola Cleufa Hübner desenvolve o projeto Sala de Articulação.


   Segundo a Portaria 586/10/GS/SEDUC/MT de 18 de Outubro de 2010, o professor Articulador é um docente que executa uma metodologia diferenciada, com estudantes que apresentam desafios/ problemas de aprendizagem prejudiciais ao seu desenvolvimento intelectual. Nesse ano, a professora pedagoga Alessandra Moura esteve à frente do projeto, atendendo alunos do 2º e 3º Ciclo, com atividades e ações que oportunizassem aos estudantes a compreensão do seu potencial, o resgate de sua auto-estima e o desejo pelo conhecimento. De modo a tornar o trabalho da articulação um mecanismo favorável ao resgate do aluno e a superação de lacunas existentes no que se refere à aprendizagem. 
   Para desenvolver o projeto segundo a professora, buscou-se participar de modo interativo do processo de aprendizado dos alunos freqüentadores com: registros das atividades realizadas, elaboração de pesquisas e estudos para a escolha de estratégias de operacionalização do conteúdo programático aos ciclos de formação, adequando à pedagogia de projetos em sala de aula. Pois, segundo Welchmann (1997) se uma criança não pode aprender da maneira que é ensinada, é melhor ensina-lá da maneira que ela possa aprender. 
   Para o próximo ano, está previsto a continuidade do projeto com a perspectiva de que o conhecimento tenha a presença garantida em qualquer projeção que se faça do futuro. Pois, segundo a filosofia da escola o desenvolvimento de um país está condicionado à qualidade da sua educação. Nesse contexto, as perspectivas para a execução e continuidade do projeto são otimistas visando sempre o aluno como sujeito do seu processo de aprendizagem, com a proposta de atendê-lo em suas dificuldades e superar possíveis lacunas.Veja nossas fotos:

2 comentários:

Olá, obrigada pela sua participação!